Vida útil de uma Instalação Elétrica
Muitas coisas têm seu prazo de validade e, com as instalações elétricas, isso não é diferente pois ela é composta de dispositivos que se desgastam ao longo da sua utilização e que, ao chegar ao final da sua vida útil, devem passar por uma manutenção e substituição.
Tomadas e interruptores têm sua vida útil estimada em manobras, ou seja, quantas vezes você aciona um interruptor ou insere e retira um equipamento da tomada. Da mesma forma, o Disjuntor e o DR, que têm sua vida útil estimada em manobras e atuações. Porém, eles também têm sua vida útil reduzida na medida em que os valores limites são atingidos como, por exemplo, a corrente de curto circuito no disjuntor.
Vida útil do Condutor
Estimada em até 30 anos, se utilizado dentro dos parâmetros. Porém, esse componente sofre uma redução drástica de vida útil quando a sua utilização é submetida a situações de limite.
Imagine que um condutor de uma determinada seção (Bitola) foi produzido para suportar uma corrente de 30 Amperes, em uma determinada condição de instalação. Esse condutor também suportaria uma corrente de curto circuito de 2 mil Amperes (2Ka) por 100 micro segundos (todos os valores são fictícios e usados somente para exemplo), mas, ao longo do tempo ele foi submetido, várias vezes, a uma sobrecarga de 35 Amperes com durações que variaram de 2 a 5 minutos sem que o dispositivo de proteção (Disjuntor) atuasse, também sofreu alguns curtos-circuitos com valores de 5 mil amperes (5Ka), por períodos de 80 microssegundos.
Essas condições causam danos ao condutor, normalmente danificando a sua isolação, deixando-o vulnerável. Sua vida útil diminuiu e esse valor não pode ser mais estimado. Nesse caso, o certo a fazer é substituir o condutor, redimensionando-o para a nova realidade das cargas que provavelmente será com seção maior para suportar as sobrecargas impostas pela carga e ampliações futuras. Da mesma forma, os dispositivos de proteção deverão ser recalculados para essa nova situação e a avaliação dos demais componentes deverá ser realizada em conjunto.
Quer aumentar a vida útil da sua instalação elétrica? Faça uma revisão a cada cinco anos, no mínimo.
Edson Martinho é Engenheiro Eletricista, palestrante e colunista do Programa Casa Segura.
[button color=”red” size=”big” link=”https://instaladoreletrico.com.br/contato/” icon=”” target=”true” nofollow=”false”]Solicite uma avaliação da sua instalação[/button]